sexta-feira, 25 de junho de 2010

"Bookcrossing"

Ontem andava a navegar pela internet e deparei-me com este site, http://www.bookcrossing.com/.
Fiquei intrigada, mas achei que o site não explicava muito bem o que era isto do Bookcrossing, então fui fazer uma pesquisa. Descobri o site do movimento de Portugal, http://www.bookcrossing-portugal.com/. A definição de Bookcrossing, segundo o site português:
"é um clube de livros global, que atravessa o tempo e o espaço. É um grupo de leitura que não conhece limites geográficos. Os seus membros gostam tanto de livros que não se importam de se separar deles, libertando-os, para que possam ser encontrados por outros. O objectivo do Bookcrossing é transformar o mundo inteiro numa biblioteca.”
Fiquei um pouco incrédula, por este tipo de movimento existir e comecei a considerar experimentar. Contudo, eu adoro livros, os meus livros, e não penso que isso me dê vontade de os deixar em qualquer lado. Os livros para mim, são um objecto muito pessoal, fazem parte de um colecção que vamos acumulando durante toda a nossa vida. Eu espero que os meus filhos, que ainda não tenho, mas que espero um dia ter, usem essa mini biblioteca, que eu fui criando durante toda a minha vida.
Porquê abdicar disso, quando a maior parte da população portuguesa despreza os livros? Já existem tantas bibliotecas de acesso gratuito e as pessoas simplesmente não usufruem delas, quanto mais de um livro que encontrem na rua.

Sem comentários: