domingo, 29 de maio de 2011

“A Guerra dos Tronos” - George R. R. Martin

Há já alguns meses que andava para experimentar este autor, mas como andamos em crise, e as bibliotecas municipais que frequento ainda não descobriram as maravilhas de George Martin, fui adiando o momento. Finalmente, por altura dos meus anos, ofereceram-me o livro.

Escolhi a época de frequências para o começar a ler. Não houve pior escolha literária que pudesse ter feito. Se reprovar a todas as cadeiras a culpa será, sem sombra de dúvida, destas “Crónicas do Gelo e do Fogo”. Não apenas porque o livro nos faz partir para um mundo onde a Anatomia e a Histologia são derrotadas por Espadas e Lobos, mas também porque nos faz esquecer que vivemos no século XXI, onde não podemos passar o dia deitados na cama a ler durante horas.

“A Guerra dos Tronos” é o primeiro volume da saga “As Crónicas do Gelo e do Fogo”. A história passa-se num mundo totalmente fictício, muito ao estilo de Tolkien, mas cujas personagens possuem um toque muito mais humano. O livro está organizado em capítulos que se dedicam exclusivamente a uma personagem de duas famílias rivais, os Stark e os Lannister, demonstrando a habilidade do autor em relacionar todos os detalhes da história, tendo obtido como resultado uma das melhores obras da fantasia dos últimos tempos.


Para concluir, e não querendo revelar nenhum detalhe da história, arrisco-me apenas a referir que “ As Crónicas do Gelo e do Fogo”, apesar de pouco ter em comum com “O Senhor dos Anéis” de J.K.Tolkien, alcançaram um lugar ao nível deste êxito da literatura do fantástico.



4 comentários:

M.J. Cruz disse...

O meu irmão já anda a ver a série xD

Jojo disse...

Podes culpar o Marin por te roubar tempo para estudar... Eu bem sei o que é isso! É completamente viciante!

M.J. Cruz disse...

Comprei devido à tua recomendação e estou a gostar bastante!

Juliana Poggi disse...

Está na minha lista de leitura, mas ainda não pude ler...