quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Top 10 do Luís - Séries Favoritas PARTE II

A segunda parte do meu ansiado TOP 10

5º Boardwalk Empire – Ouvi falar desta série num episódio do Conan O'Brien. Desde esse dia que passou automáticamente para o meu Top 10. Scorcese + Máfia + Steve Buschemi + Michael Shannon + Kelly McDonald + Michael Pitt + Marcia Gay Harden = Uma das melhores séries que já vi.

4º Seinfeld – Esquecendo por momentos que Seinfeld é a melhor e mais popular sitcom de sempre, um dos motivos que me levam a colocá-la no topo das minhas preferências é a sua  repetibilidade. Ver Seinfeld é como ouvir as minhas músicas preferidas. Vezes e vezes sem conta até me fartar por algum tempo (isto acontece raras vezes) e voltar a ver pouco depois. 


3º  Sete Palmos de Terra ("Six Feet Under") - Comecei a ver este série com 14/15 anos mas acabei por desistir. Era demasiado dramática. Tinha cenas gays. Uns anos mais tarde voltei a vê-la e a revê-la e a revê-la. Não deixou de ser dramática e as cenas gays ainda lá estavam, mas uns anos a mais fizeram a diferença entre não gostar e ficar reverente face a uma das melhores criações de Allan Ball e da HBO. Daqui a uns anos volto a dar uma oportunidade ao Transformers 3.



2º Irmãos de Armas (“Band of Brothers”) – Sabem qual é o maior ser vivo do mundo? Pensem lá... Elefante? Baleia? Cachalote? ... Acabou o tempo. A resposta certa é Armillaria ostoyae. Com 8.9km² é de longe o maior ser vivo à face da Terra. Esta resposta é improvável. Um elefante parece enorme. Uma baleia parecer maior. É difícil alguém pensar que um conjunto de cogumelos minúsculos faz parte de algo incomensuravelmente maior que 50 desses animais juntos. É por isso que quando me perguntam qual é a melhor personagem de sempre, pode parecer estranho que eu responda: a Easy Company.

Em Irmãos de armas não há uma personagem principal clássica. Dick Winters é quem mais tem relevo e praticamente desaparece cinco episódios volvidos. Ficamos a conhecer Bill Garniere (old gonorrhea), Joe Toye, Buck, The Bull, Perconte, Sobel e muitos muitos mais. Vi a série três vezes e não me lembro de metade dos seus nomes mas, se lhes visse a cara neste momento, provavelmente lembrar-me-ia de um episódio ou de uma cena ou de um diálogo.
Sei que vão ficar sempre comigo (se o Alzheimer não se intrometer) cenas desta série.O grito Currahee, a corrida de Spears pelas linhas inimigas, o primeiro tiro do Winters no rapaz polaco, o ultimate own do Winters ao Sobel; e principalmente as palavras finais do episódio dez (que não irei privar ninguém de as ouvir pela primeira vez, para que possam chorar baba e ranho como eu de cada vez que as oiço). São cenas que não dirão nada a quem nunca viu a série mas que certamente porão um sorriso nos lábios a quem se lembre delas.



1º Os Sopranos (“The Sopranos”) – O Padrinho na televisão! Não poderia haver maior elogio. Foram seis temporadas em que a família Soprano me entrou primeiro pela televisão e depois pelo computador.
Foi-me impossível ficar indiferente ao carisma de Tony, à sua família e à sua outra família. Um mafioso psicopata que entre prostitutas, drogas e assassinatos arranja tempo para ir à psiquiatra. Imperdível.


2 comentários:

Hugo disse...

Gostei da lista, apesar de ser uma questão pessoal e sempre estar se alterando com o aparecimento de novas séries.

É ótima a lembrança da sensacional "Band of Brothers".

Sobre "The Sopranos", acompanhei toda a série, mas as duas últimas temporadas foram fracas em relação ao início da série.

Abraço

Luís Azevedo disse...

Por acaso não achei que a qualidade dos Sopranos caísse no final, tirando os últimos minutos do último episódio, que foram uma completa decepção :)
Abraço, Hugo