quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Proibido mencionar Porcos e derivados!?

A editora Oxford University Press, resolveu aconselhar os seus autores infantis a não mencionarem a palavra "porco", ou referirem-se aos seus derivados, como as salsichas e outros enchidos com carne deste animal, nas suas obras literárias.

Muitos dos materiais educativos que produzimos são vendidos em mais de 150 países e por isso precisam de chegar a culturas e sensibilidades. As nossas regras são estabelecidas para que os nossos produtos possam chegar a uma audiência tão vasta quanto possível", disse o porta-voz ao Daily Mail.

No seguimento dos últimos acontecimentos terroristas em França, isto parece-me a medida mais estúpida e despropositada, no fundo, hilariante, da história editorial! Sendo assim, parece que o resto do Mundo nunca mais vai ouvir falar da história dos três porquinhos, e se isto se estender ao resto dos géneros literários, então esqueçam O Triunfo dos Porcos, de George Orwell...ok. 

Há que fazer de tudo, para não nos colocarmos a jeito, diriam os católicos mais fervorosos. A verdade, é que este tipo de medidas, a meu ver, serve apenas para criar barreiras propositadas, querendo impedir algo que já aconteceu - A Globalização.


Sem comentários: