quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Erros ortográficos no Facebook

Sempre dei muitos erros ortográficos. Disseram-me que se lesse muito, daria menos erros. A verdade é que eu leio muito, mas continuo a dar erros. Ainda assim, muitos deles são por distracção e outros por uma espécie de dislexia, que de vez em quando me acomete. Salve-me o corrector de texto!

Apesar disso, se há coisa que eu não percebo é como e quando apareceu tanta gente no Facebook que não sabe escrever? Estou a falar de erros fatais do género "certeza", ou "à quanto tempo"... em páginas de empresas, restaurantes e negócios. Frases gigantescas sem pontuação, ou então textos escritos com "x's" e "k's".

Há que ter algum cuidado, quando se escreve para um grupo de pessoas. Há que ter o dobro do cuidado, quando se escreve a representar uma empresa/negócio. Se não se sentem à vontade, por favor usem autocorrector e não se humilhem assim. Eu vou julgar a vossa competência pela forma como escrevem e de certeza que não vou ser a única.

3 comentários:

Ângela disse...

Concordo com tudo!
Eu também sempre dei muitos erros e também sempre li muito. Mas acho que a partir dos 18/20 anos deixei de dar a maioria dos erros. Comecei a percebê-los e a decorar as coisas que escrevia mal. Ainda assim, tenho dúvidas de vez em quando, mas faço questão de ir sempre verificar. Não suporto ficar com dúvidas desse tipo.
Em relação às empresas, trabalho em parceria com outra empresa e às vezes fico abismada com a quantidade de erros que ele (da outra empresa) dá. Numa frase, é capaz de dar 4 ou 5 erros e não colocar sinal de pontuação nenhum. Acho que se eu fosse cliente dele, ficaria com uma primeira impressão muito má e, provavelmente, não lhe daria oportunidade de o contratar e ver que, afinal, ele até trabalha bem.

Unknown disse...

Lesse e não lê-se.

Alu disse...

Telhado de vidro XD Thx!