sábado, 21 de novembro de 2015

Diário de uma Estagiária #Pois...é isso...

Estas últimas três semanas tem sido difíceis. Já me sentia relativamente confiante no mundo dos cães e gatos. Já me desenrascava a falar com os proprietários, a dar medicações e a começar a fazer diagnósticos e a pensar nos tratamentos mais adequados. Estava motivada e sentia-me curiosa por aprender mais.

O mundo dos bovinos de leite não tem nada a ver. É um negócio. Não era novidade para mim, que tinha decidido estagiar em grandes animais, depois de um mini estágio de Verão há dois anos atrás. No entanto, este estágio é muito diferente do sitio anterior. As coisas são mais "à moda antiga", incluindo os produtores. São vacarias mais pequenas, algumas delas com condições higiénicas más. 

Ideologicamente não consigo identificar-me com esta forma de trabalhar. Na minha mente sonhadora, achava que ia conseguir melhorar o bem estar destes animais, agir de forma proactiva e preventiva. Mas, na conjuntura actual, não sei se isso algum dia vai acontecer. O sector leiteiro em Portugal passa por uma crise sem precedentes. Cada litro de leite é pago a cerca de 0,30€, ou mesmo 0,21€. Se considerarmos que uma vaca dá 30 litros de leite por dia e que gasta cerca de 5€/dia em comida...façam as contas. 

Em todas as vacarias a que somos chamados, a conversa é sempre marcada por um pessimismo deprimente. Ninguém tem dinheiro, estão todos a tentar sobreviver. E mesmo assim, são todos PSD-CDS...vivem mal...mas continuam com o seu discurso pró-direita e anti-algo diferente. Isso só me irrita ainda mais. O facto de as pessoas serem burras ao ponto de não entenderem que estão assim, por causa de quem está lá em cima a ditar leis e a concordar com medidas europeias que não são boas para o nosso país. E é nessas alturas que penso - "o povo tem mesmo o que merece..." e depois toda a minha vontade de contribuir para a sobrevivência deles desaparece e dou por mim a desejar não trabalhar para este sistema.

Depois há a parte dos animais em si. Não posso negar que tenho aprendido imenso, mas há certas coisas que vejo fazerem aos bichos que me revoltam e me enervam profundamente. Não posso falar, não posso dizer ao dono para parar de bater na vaca para ela se levantar, imediatamente depois de ela ter tido o trabalho de lhe dar um vitelo! Porque sou só a estagiária. Também há pessoas boas, que se nota que gostam dos seus animais, mas também há muito bruto analfabeto por aí. Ás vezes chego ao final do dia chateada com o mundo, quando na realidade estou é chateada comigo mesma por não ter dito nada. Que culpa é que as vacas tem de estarem doentes, ou de terem medo?! Neste trabalho é preciso muita paciência e não podemos simplesmente enervar-nos e descarregar nos animais. Se fizermos isso vamos acabar por embrutecer.

Quando me lembro daquela equipa de veterinários, há dois Verões atrás, penso que é como eles que quero ser - Inovadora, pro-activa e com capacidade para dizer aquilo que é preciso dizer. As pessoas tem de ser educadas e penso que isso deve começar por nós mesmos e por aquilo que permitimos que aconteça à nossa frente. 

Faltam dois meses, para o fim deste estágio e tenho que arranjar forma de me auto-motivar. Porque é muito triste chegar todos os dias a casa com vontade que seja Sexta-feira à noite...Há dois meses atrás eu estava feliz! Hoje estou a tentar aguentar-me.


  

Sem comentários: