domingo, 27 de dezembro de 2015

Adeus Downton Abbey

Ontem vi o último episódio da série de época Downton Abbey. Foram três anos (eu comecei a ver em 2012) de muitas lágrimas, mas também de muito riso. A série irá deixar sem dúvida saudades. 


Não era difícil adivinhar que este seria um último especial de Natal bastante cor-de-rosa. Ainda assim, fiquei contente que tudo tivesse terminado bem. Foi bom ver pela última vez todos aqueles cenários e roupas magnificas. Essa é uma das coisas que adoro nesta série - a forma como tudo é mimetizado ao milímetro; todos os objectos, desde panelas, a secadores de cabelo; os penteados e roupas...viajamos realmente no tempo, quando vemos Downton Abbey. 

No entanto, sem dúvida que esta temporada foi a que menos gostei. A série terminou no momento certo. Mais uma temporada e era capaz de perder a magia, como acontece com muitas das séries que vejo. Há que saber parar, enquanto se está em cima e Downton Abbey fez isso mesmo. 

Existem vários momentos em que chorei desalmadamente, mas nada bate a cena em que a Sybil morre. O acontecimento apanhou-me totalmente desprevenida. Tudo parecia estar a correr bem e, quando menos esperávamos, tudo corre terrivelmente mal.


As personagens vão deixar saudade. De destacar os papéis magníficos de Maggie Smith (Violet Crawley, Dowager Countess of Grantham), com os seus ditos cómicos e de Jim Carter (Mr.Carson), o mítico e clássico mordomo da casa. 

Para quem gostar de história, esta série de época é magnifica e acompanha de uma forma maravilhosa a perda de poder da grande nobreza britânica, no inicio do século XX. Recomendo!

Sem comentários: