terça-feira, 26 de janeiro de 2016

"Cão Como Nós" - Manuel Alegre

Ultimamente ando numa de ler livros que me fazem chorar, mas este fez-me chorar como uma Madalena arrependida. 

Uma das minhas resoluções, para este 2016 passa por ler mais autores lusófonos. Sempre gostei do Manuel Alegre. Não estou muito por dentro das suas ideologias políticas, ou opiniões até porque o senhor tem andado fora das luzes da ribalta há já algum tempo, mas sempre me lembrou um Pai Natal fofo. 

"Cão Como Nós" pareceu-me uma escolha perfeita. Era um livro pequenino, óptimo para quando se está a experimentar um novo autor.  Demorei menos de uma hora a lê-lo e é espantosa a forma como algo tão curto e escrito de forma tão simples, conseguiu tocar-me no coração de uma forma impressionante. Sem grandes artifícios literários, ou descrições muito ricas, este pequeno livro é qualquer coisa de especial.

Escrito na primeira pessoa, não é mais do que uma série de peripécias e recordações, que Manuel Alegre escreve sobre o seu fiel companheiro, Kurika. Acho que quem tem, ou teve animais com quem criou uma ligação forte, consegue facilmente identificar-se e é por isso que ele livro é forte. 

Recomendo, principalmente para quem ama os seus amigos de quatro patas!

Sem comentários: